• Compre & Confie

Cross Border – Pesquisa inédita sobre o consumo dos brasileiros em sites internacionais

Atualizado: Abr 23

O e-commerce estrangeiro ganha cada vez mais força diante dos brasileiros.


O Compre & Confie realizou uma pesquisa com o objetivo de entender a percepção e o perfil de compra dos brasileiros em sites internacionais. A amostra teve o total de 2.397 respostas de consumidores com acesso à internet, no último ano. Do total, 44,9% dos brasileiros compraram em sites de fora do país e, em média, foram realizadas quatro compras por pessoa. Entre os consumidores que fizeram pelo menos uma compra nessas plataformas, 82% pretendem comprar novamente no futuro.

De acordo com dados de mercado levantados durante o ano de 2019, sites estrangeiros faturaram R$ 6,1 bilhões com brasileiros durante o último ano e contabilizaram 59,5 milhões de compras no período. Os números estão longe de serem insignificantes, mas ainda não causam preocupação para empresários de lojas virtuais locais: em 2019, o e-commerce nacional movimentou R$ 75,1 bilhões, com 178,5 milhões de pedidos realizados.

Mas, o que é Cross Border?

Cross Border é o termo utilizado no varejo online para identificar a venda de produtos para outros países. Ou seja, o consumo de brasileiros em sites internacionais. Apesar de apresentar uma boa oportunidade para os consumidores brasileiros, é preciso ter cautela com os valores, pois normalmente são cobrados em dólar, o frete dos pedidos e em alguns casos o pagamento de impostos ao adquirir o produto. Para as empresas brasileiras, é necessário se atentar a detalhes como planejamento, legislação para exportação, logística, análise de mercado, entre outros processos.

Categorias mais compradas

A busca por um cardápio mais amplo de produtos está concentrada essencialmente em três categorias: Eletrônicos, Telefonia e Moda e Acessórios, também responsáveis por grande parte do consumo via e-commerce no território nacional. Em sites estrangeiros, representam 50%, 29% e 21% de todas as compras realizadas por brasileiros, respectivamente.



Pesquisa completa no relatório NeoTrust 3ª edição

A pesquisa completa aborda ainda quais são as motivações de compra, qual a média de valor gasto em compras, quais são os principais meios de pagamentos utilizados, quais são os sites estrangeiros mais utilizados para as compras, quais são os principais medos em comprar nos sites internacionais, o prazo de entrega, onde os consumidores preferem receber os pedidos e mais.


Uma questão especial na pesquisa foi sobre o impacto do COVID-19 na decisão de compra dos consumidores brasileiros. Contudo, com o avanço tímido da doença até o início deste ano, brasileiros ainda não sentiam o efeito da doença na hora de comprar fora das fronteiras nacionais.

O relatório Neotrust é considerado o ‘censo’ do varejo online brasileiro, o levantamento é o mais abrangente do país, desenvolvido periodicamente com a parceria do E-commerce Brasil.

MCC ENET

Referência em métricas e indicadores do consumo online no Brasil

Realização Compre & Confie e Camara-e.net

Posts Recentes

NEOTRUST 4ª edição

Relatório com os principais indicadores do e-commerce no Brasil.

Blog Compre & Confie

  • Instagram - Compre & Confie
  • LinkedIn- Compre & Confie
  • Twitter - Compre & Confie
  • Facebook - Compre & Confie

Faça parte do Movimento!

Pode confiar, pode baixar!

É grátis!

botão.png
botão-google.png